Radar IDHM

Com o propósito de fornecer subsídios e informações atualizadas para análises e proposições de políticas públicas, o PNUD, o Ipea e a Fundação João Pinheiro organizaram o Radar IDHM: estudo baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), também do IBGE, que permite atualizar as informações disponibilizadas pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

Os primeiros resultados desta iniciativa foram disponibilizados para o período entre 2011 e 2015. No entanto, com a substituição da PNAD Anual para a PNAD Contínua pelo IBGE, os esforços em dar continuidade à atualização do conjunto de informações contidas na plataforma demandaram avanços na adaptação entre estas pesquisas.

Além do IDHM e das suas desagregações por sexo e cor para os anos 2016 e 2017, o Radar também disponibiliza os resultados dos três subíndices - IDHM Educação, IDHM Longevidade e IDHM Renda – e um conjunto de 60 indicadores socioeconômicos. Essas informações permitem ampliar a análise do desenvolvimento humano no período de 2012 a 2017 para o Brasil, para as Unidades da Federação e para regiões metropolitanas.

A atualização dos resultados produzidos com informações da PNAD Contínua não exclui os estudos realizados pelo Radar IDHM com base na PNAD anual e, nesta página, é possível encontrar maiores informações sobre esses estudos nas Notas Metodológicas, na Análise de Resultados ou ainda na tabela de dados para download.

Radar IDHM PNAD Anual

Os resultados do IDHM e suas três dimensões calculados com informações extraídas da PNAD Anual estão disponíveis para os anos 2011 a 2015. Por limitações estatísticas, disponibilizamos os dados somente para o Brasil, para as Unidades da Federação, para nove regiões metropolitanas (RM Belém, RM Fortaleza, RM Recife, RM Salvador, RM Belo Horizonte, RM Rio de Janeiro, RM São Paulo, RM Curitiba, RM Porto Alegre) e para a RIDE do Distrito Federal.

Os links para download abaixo contêm informações sobre o estudo:

  • Análises dos Resultados para Brasil (2011 a 2015)
     

  • Análises dos Resultados para Brasil, UFs e RMs (2011 a 2014)


  •  Nota Metodológica: Renda
     


  •  Nota Metodológica: Demografia

  • Base de Dados Radar IDHM - PNAD Anual

Radar IDHM PNAD Contínua

A PNAD Contínua foi implementada pelo IBGE em 2012 e, desde então, passou por adaptações que possibilitaram a substituição definitiva da PNAD anual em 2016. Os resultados calculados com base nessa pesquisa estão disponíveis desagregados por cor e sexo para o Brasil, para as 27 Unidades da Federação, para 20 regiões metropolitanas e para a RIDE Grande Teresina.

Os links para download abaixo contêm informações sobre o estudo:

  • Análise dos Resultados para Brasil, UFs e RMs (2012 a 2017) e Notas Metodológicas


  •  
     Base de Dados Radar IDHM - PNAD Contínua