Radar IDHM

Buscando responder à demanda constante por um IDHM atualizado, o PNUD, a Fundação João Pinheiro e o Ipea se organizaram, ainda em 2015, para fazer um exercício de observação das tendências do índice em anos mais recentes.

Como explicado na aba O Atlas, o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é baseado exclusivamente nos Censos Demográficos realizados de 10 em 10 anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, entendendo a necessidade do gestor público e do cidadão de terem uma análise mais atualizada da tendência dos indicadores em suas regiões, foi criado o Radar IDHM. Para isso, a base utilizada nesse exercício foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), também do IBGE, divulgada anualmente.

O resultado desta iniciativa está disponível para os anos 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015. Por limitações estatísticas, disponibilizamos os dados somente para Brasil, unidades federativas, 9 regiões metropolitanas (RM Belém, RM Fortaleza, RM Recife, RM Salvador, RM Belo Horizonte, RM Rio de Janeiro, RM São Paulo, RM Curitiba, RM Porto Alegre) e Distrito Federal.

O Radar IDHM disponibiliza ainda, além do IDHM e seus três subíndices – IDHM Educação, IDHM Longevidade e IDHM Renda – um conjunto de 60 indicadores socioeconômicos que permitem ampliar a análise do desenvolvimento humano nas áreas estudadas.

Nesta página é possível encontrar maiores informações sobre esse estudo nas Notas Metodológicas, na Análise de Resultados ou ainda na tabela de dados para download.


  • Análise de Resultados para Brasil - 2011 a 2015

  • Análise de Resultados para Brasil, UFs e RMs - 2011 a 2014

  • Base de dados
    do Radar
    IDHM

  • Nota Metodológica:
    Cálculo de
    Renda

  • Nota Metodológica:
    Indicadores de Demografia